Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Rio+20 Global Music Contest: v
encedores portugueses atuam em concerto no dia 1 de julho em Vila Nova de Gaia

Segunda-feira, 25.06.12

Decorrerá, no próximo dia 1 de julho, pelas 15 horas, no Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, o concerto RIO+20, no qual atuarão as canções classificadas nos três primeiros lugares do Concurso Nacional do Rio+20 Global Music Contest. Uma das participantes será a canção “Meu Planeta Azul”, apresentada pelo Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, que foi uma das duas vencedoras do Concurso Global, tendo atuado no Rio de Janeiro, por ocasião da Conferência RIO+20.


Organizado pela Quercus, em parceria com a escola de música Tempus e com o apoio da Câmara de Vila Nova de Gaia, este concerto, de entrada livre, contará ainda com músicos de renome que se têm notabilizado pelo apoio público ao projeto da Quercus ‘Condomínio da Terra’ – Ana Deus, Paulo Praça, Rui Reininho e outros nomes ainda a confirmar.

Rio+20 Global Music Contest
O concurso Rio+20 Global Music Contest foi organizado internacionalmente pela IAAI – International Association for the Advancement of Innovative Approaches to Global Challenges, tendo surgido enquadrado nas atividades previstas pela ONU para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu no Rio de Janeiro, entre 20 e 22 de Junho. Pretendeu-se promover a intervenção dos jovens em questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável do planeta e juntar as mensagens musicais de todo o mundo, criando sinergias entre os diversos participantes.

Em Portugal, o Concurso foi organizado pela Tempus em parceria com a Quercus. Esta iniciativa contou com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, e ainda com o apoio do Sapo, da Cultureprint, da Colaboração, da APA e do CNADS.


Concurso Global
O Rio+20 Global Youth Music Contest desenvolveu-se em duas fases, primeiro com os concursos nacionais, seguindo-se o concurso global. Em ambos, as canções candidatas participaram em duas categorias (até 14 anos e dos 15 aos 30 anos). Identificados os vencedores nacionais nas duas categorias, as canções primeiras classificadas concorreram pelo seu país no concurso global, cujos vencedores tiveram a oportunidade de atuar no Rio de Janeiro, no decurso
da Conferência RIO+20.

A coordenação portuguesa do concurso regozija-se com os excelentes resultados alcançados no concurso global pelas canções portuguesas, destacando a vitória mundial, na categoria “até 14 anos”, do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, com a canção “Meu Planeta Azul”, apresentada ao vivo em diferentes eventos da Conferência Rio+20.

 Na categoria "15 aos 30 anos", a vencedora mundial foi a canção "Open your Eyes", de Milena Paraschiv & Radu Popescu, da Roménia.


Concurso Nacional
A nível nacional, destaque para a qualidade das canções a concurso que, após um processo de votação online, seguido de uma votação por personalidades nacionais e internacionais, foram classificadas da seguinte forma:

Categoria “até 14 anos”:
1.º lugar – Coro de Santo Amaro de Oeiras

2.º lugar – Bando dos Gambozinos

3.º lugar – Paraíso Dourado

Categoria “dos 15 aos 30 anos”:
1.º lugar – Francisco Rua e Mariana Mello

2.º lugar – Kent Queener

3.º lugar – Pé Descalço

3.º lugar – Orn Spirit

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 11:22