Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Hoje é Dia de Ação Global pelo planeta

Quarta-feira, 20.06.12

Hoje, 20 de Junho, é o Dia da Ação Global. As organizações que fazem parte da Cúpula dos Povos estão a mobilizar-se em duas marchas. Pela manhã, num ato simbólico de solidariedade com a comunidade da Zona Oeste da cidade ameaçada pelas obras das infraestruturas dos Jogos Olimpicos. À tarde, a partir das 15h, o Centro do Rio de Janeiro será palco de uma Marcha em Defesa dos Bens Comuns e Contra a Mercantilização da Vida.

Mas as mobilizações não são apenas no Rio. Haverá manifestações em diversas partes do mundo por justiça social e ambiental. Para os organizadores, esta marcha tem por objetivo "denunciar as causas estruturais da crise e as falsas soluções e seus criadores querem impor. Promover as soluções reais dos povos para erradicar a injustiça social, económica e ambiental".

Ao cair da noite de ontem, o trânsito já de si caótico da cidade do Rio de Janeiro, teve um acréscimo de perturbação, algumas centenas de manifestantes, entre os quais o Movimento dos Sem Terra, Via Campesina da Bolívia entre muitos outros, manifestavam-se no centro da cidade.

Durante a tarde num dos auditórios existentes na Cúpula dos Povos, com uma assistência que ocupava por completo o espaço e com a presença de Marina Silva, ex-ministra do Ambiente do Brasil, a indiana Vandana Shiva na sua intervenção sobre a agricultura nas pequenas comunidades e da importância da recolha de sementes para preservar as biodiversidades locais e também como forma de passagem da memória coletiva entre gerações, afirmava que a "Monsanto não é Deus para modificar as sementes", numa alusão a esta multinacional. No final, num ato simbólico, a índia Pataxó do estado da Bahia colocava no pescoço da Shiva um colar de sementes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 12:33





calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

21 de Junho: Apresentação de Documentário e Debate

Documentário





subscrever feeds