Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



ONG descontentes com Brasil que recebe o “fóssil do dia”

Segunda-feira, 18.06.12

No passado sábado, o Brasil assumiu como país anfitrião das negociações para a Conferência Rio +20 e apresentou o seu novo projeto de texto de negociação. Com grande poder, vem grande responsabilidade, e o mundo está a avaliar como o Brasil realiza a tarefa de orientar os negociadores para um acordo com resultados ambiciosos e concretos. O objetivo é obter um resultado que trace um caminho para o desenvolvimento sustentável e garanta a todos os membros desta e futuras gerações o acesso a alimentos de qualidade, água limpa e energia renovável, bem como um planeta saudável e habitável, um clima estável e uma economia próspera e vibrante, assegurando compromissos de financiamento, encontrando formas de mobilizar as tecnologias para alcançar essas metas.

Infelizmente, o texto proposto não mostra sinais de um movimento nessa direção. Parece que o Brasil está perdendo a possibilidade de ser uma força para elevar a ambição e viver de acordo com as esperanças e confiança que o mundo colocou sobre seus ombros, e apenas se contentar com o uso de sua crescente influência política e indiscutíveis capacidades diplomáticas para encontrar somente compromissos inteligentes e chegar a um acordo sobre um documento sem sabor, desprovido de metas claras e ações. Claro que o Brasil não pode, sozinho, transformar esse processo e precisa de propostas ousadas, ambição de outros países e uma vontade de todos em trabalhar de forma criativa para incorporar princípios de equidade e responsabilidades comuns mas diferenciadas e assim seguir no bom caminho para criar o mundo que realmente todos nós queremos.

Depois do “fóssil do dia”, um “galardão” atribuído pelas organizações não governamentais de ambiente ao país ou grupo de países que tem o pior comportamento negocial, ter sido atribuído 6ª feira aos EUA e sábado Canadá, chegou a vez de ser o Brasil o país eleito.

(foto: g1.globo.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 02:23


2 comentários

De Rui Almeida a 18.06.2012 às 23:26

http://www.youtube.com/watch?v=_4kKxV2JwSY Este projeto da EB1/JI de Miratejo, uma escola da freguesia de Corroios, concelho do Seixal, distrito de Setúbal, também vai ser distinguido. A escola, os professores e os alunos estão de Parabéns. Portugal está de parabéns!

De Quercus a 19.06.2012 às 00:19

Parabéns pelo prémio Missão UP/Unidos pelo Planeta!

Comentar post





calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

21 de Junho: Apresentação de Documentário e Debate

Documentário





subscrever feeds