Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Novo texto negocial… e algumas dicas para o perceber

Domingo, 17.06.12

O plenário conduzido pelo Brasil, inicialmente previsto para as 12h de domingo, acabou por se atrasar, tendo a entrega de um novo texto negocial ocorrido entre as 17 e as 19h, dependendo dos grupos de países, o que causou alguma perturbação nas negociações.

Tal como prometido, o Brasil “pegou” nas negociações e começou por resolver uma das suas principais críticas – de um texto de 80 páginas passou-se para uma nova versão de 50 páginas. Os capítulos e/ou parágrafos acordados no anterior documento estão identificados, e para os restantes o Brasil pede para se discutir as divergências e não usar o típico sistema de parêntesis com a identificação do país ou grupo de países que concorda ou discorda.

Eliminaram-se repetições de conceitos e objetivos, o que sem dúvida era indispensável, mas por exemplo a palavra "compromisso" está praticamente ausente; a referência a fundos no parágrafo 64 é genérica, sem valores e prazos e o parágrafo não está fechado; a criação de uma agência das Nações Unidas para o ambiente já não está presente no texto.

No plenário, após uma breve leitura do novo texto pelos países e grupos de países, a União Europeia considerou-o pouco ambicioso e ainda com muito trabalho negocial pela frente, os G7/ também foi crítico, bem como alguns outros países, nomeadamente em relação à área da energia (Arábia Saudita, por exemplo, como seria óbvio).

Para amanhã, quatro grupos de manhã (quadro institucional, objetivos de desenvolvimento sustentável, meios de implementação e oceanos); à tarde, dois grupos sobre economia verde e dois para os grupos que não terminaram o seu trabalho durante a manhã, e ao fim da tarde logo se faz ponto de situação. Meta – não continuar discussões mas finalizar texto. Todas as delegações se mostraram disponíveis para “engajar” na conclusão do documento final. Mas todos sabemos que não vai ser fácil…

Download do novo texto negocial

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 02:21





calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

21 de Junho: Apresentação de Documentário e Debate

Documentário





subscrever feeds