Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



4ª Saída Verde para a Crise: Agricultura Biológica

Quinta-feira, 31.05.12

A Quercus promove amanhã uma visita coordenada com a Herdade do Freixo do Meio, a Agrobio e a Interbio, seguida de uma pequena sessão sobre o tema da Agricultura Biológica, nesta Herdade localizada em Foros de Vale Figueira, concelho de Montemor-o-Novo. A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.

A Agricultura Biológica é também conhecida como "agricultura orgânica" (Brasil e países de língua inglesa), "agricultura ecológica" (Espanha, Dinamarca) ou "agricultura natural" (Japão). Na Europa, a Agricultura Biológica é alvo de legislação específica, estabelecendo normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito. Os produtos de Agricultura Biológica são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica e este modo de produção tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos, sendo praticado em mais de 120 países. Também o mercado de Agricultura Biológica encontra-se em franco crescimento.
 
O programa desta visita, dedicado à Agricultura Biológica, pode ser consultado no documento em anexo, e contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Santiago Albuquerque. A ação tem um tempo previsto total de cerca de duas horas, já incluindo a visita à Herdade, as intervenções dos representantes das várias entidades e um debate no final.


Esta é a quarta visita da iniciativa da Quercus "5 Saídas Verdes para a Crise", que pretende chamar a atenção para a Conferencia Rio+20 e mostrar alguns dos setores-chave em Portugal (energia, agricultura, florestas, pescas e reabilitação urbana), onde o estímulo e o investimento não podem ser esquecidos pela oportunidade de criação de emprego, assegurando uma maior independência e sustentabilidade do país.
 
A Conferência Rio+20 terá lugar no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de junho e reunirá primeiros-ministros e chefes de Estado de todo o mundo. Ao mesmo tempo, e durante duas semanas, terá lugar na mesma cidade, a Cúpula dos Povos, uma reunião de organizações não governamentais aberta a toda a população que procurará fazer eco das ideias da sociedade civil sobre o futuro do planeta.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 22:00





calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

21 de Junho: Apresentação de Documentário e Debate

Documentário





subscrever feeds